Após acordo histórico, Igreja Católica chinesa consagra bispos pela 1ª vez

Católicos chineses se dividiram entre a Igreja controlada por Pequim e outra clandestina ligada ao Vaticano, antes do acordo

Após um histórico acordo fechado no ano passado entre Pequim e o Vaticano, a Igreja Católica chinesa consagrou seus dois primeiros bispos, de acordo com o anúncio feito pela Santa Sé e a Igreja afiliada ao regime comunista.

No ano de 1950, a China e a Santa Sé se romperam. Cerca de 12 milhões de católicos chineses ficaram divididos entre uma Igreja oficial, monitorada por Pequim, e uma Igreja Católica Chinesa clandestina, fiel a Roma. A autoridade do Partido Comunista Chinês, desconfia das organizações religiosas. Devido a isso, criou associações estatais. As religiões reconhecidas deveriam se filiar: protestantismo, catolicismo, budismo, taoísmo e islamismo.

A Associação Patriótica Católica da China (a Igreja oficial) anunciou que, na segunda-feira, Antonio Yao Shun, de 54 anos, foi ordenado monsenhor na diocese de Ulanqab, na Mongólia Interior (norte da China).

Papa Francisco anuncia novos cardeais para a Igreja Católica

Nota oficial

A assessoria do Vaticano, emitiu uma nota. De acordo com Matteo Bruni: “a primeira no âmbito do acordo provisório entre a Santa Sé e a República Popular da China”. No dia 28 de agosto, a instituição eclesiástica chinesa anunciou uma segunda consagração. Monsenhor Stefano Xu Hongwei, é o novo bispo na diocese de Hanzhong, na província de Shaanxi (norte).

Em setembro de 2018, Pequim e o Vaticano assinaram um acordo sobre a sensível questão da nomeação de bispos, que dá ao papa o direito de supervisão sobre os candidatos apresentados pela Associação Patriótica.

O Papa Francisco então aceitou reconhecer a nomeação de sete bispos designados, sem sua aprovação, pelo governo chinês. Contudo, a questão dos bispos reconhecidos por Roma, e não por Pequim ainda não foi totalmente resolvida.

Vem aí a Semana Nacional de Gestão Eclesial