Aplique técnicas de comunicação em sua gestão

Aplique estratégias que dinamizem as técnicas de comunicação na administração de sua comunidade

O termo gestão é uma tradução atualizada da palavra inglesa management. Na verdade, usualmente, também utilizamos a palavra administração, embora mesmo com os estudos referentes a esta realidade aplicável, os teóricos como Peter Drucker, preferem usar o termo administração. Essa análise nos remete ao mais nobre entendimento. O termo gestão nos indica uma visão para empreender ações que fortaleçam o compromisso com a missão a ser desempenhada, em nosso caso, em sua gestão paroquial ou religiosa. Com esse modo de interpretar a gestão, obviamente, que o gestor ou gestora, possui seus métodos e estratégias para orientar esse trabalho que exige atenção e cuidado. Contudo, o exemplo que temos é mostrar como e quando a gestão desenvolve suas técnicas de comunicação. Esse tema nos instiga porque analisamos a realidade próxima de nossas ideias aplicadas no cotidiano tanto administrativo quanto pastoral.

Cada gestor(a) de instituição confessional deve lembrar sempre que a gestão eficaz exige empreendimento. Deve desenvolver habilidades que em comum com o universo corporativo, suas ações precisam ser alinhadas com a participação de seus membros e colaboradores. Identificamos estas formas que coadunam com nossa análise, em vista da comunicação, lembrando que cada instituição trabalha para sempre melhorar sua performance, ou seja, na linguagem empresarial, ser bem-sucedido, que para o nosso contexto, podemos traduzir por “bem-aventurado”.

WebTv é um meio de comunicação eficaz para a evangelização

Como aplicar a gestão na comunicação

Em nossa experiência de gestor religioso, é de suma importância estar atento aos recursos que a comunicação oferece. Por natureza e inerente a toda pessoa, já sabemos comunicar. Isto é, emissor e receptor, da linguagem falada, escrita, sinais, símbolos, etc. A ideia de gerenciar a comunicação parte de um princípio onde o líder (gestor) se propõe a desenvolver elementos que definam suas ações em prol da excelência no trabalho junto à comunidade.

Desse modo, para que essa aplicação seja um caminho diferenciado nas ações e estratégias, é imprescindível definir os objetivos, como também os meios com quais deverão ser utilizados para esse trabalho. O que isso quer dizer que a gestão da comunicação na realidade paroquial, mantém nítida a qualidade de que forma devem ser articuladas as ações. Nesse sentido, vamos pontuar alguns passos. Eles delimitarão estes fatores que coordenam sua missão de gerenciar sua comunidade, indicando novas fronteiras para a comunicação na Igreja.

10 passos para ampliar as técnicas de comunicação

1. Reúna potenciais colaboradores para formar uma equipe de comunicação;
  2. Uma vez formada a equipe, escolha realmente o que fazer, como fazer e quando fazer. As ações devem ser previamente estudas, utilizando de táticas para organizar os trabalhos na secretaria paroquial e nas pastorais;
  3. Faça com que haja sinergia entre seus colaboradores, pois como este elemento haverá entrosamento e equilíbrio nas ações definidas;
  4. Seja um verdadeiro articulador de ideias exercendo uma liderança que motive os liderados a entenderem os processos de comunicação enquanto modelo indispensável para animar a comunidade como um todo;
  5. Construa um plano de ação que identifique as prioridades e as demandas que contemplam as ações administrativas e pastorais;
  6. Estipule metas para equipe alcançar, após estruturar o plano de ação, como se deve agir na comunidade de fiéis;
  7. Conduza a equipe para que cada membro encontre motivação e entendimento sobre a missão que deve abraçar, pois o componente inseparável, é a evangelização;
  8. Estabeleça princípios orientadores construídos pelo carisma do grupo. Envolva formas em que as atividades estejam em sintonia com a missão assumida;
  9. Desenvolva um projeto de gestão da comunicação, observando as necessidades que hoje a tecnologia nos propõe;
  10. Promova encontros que valorizem os aspectos fundamentais. Em vista de uma comunicação inspirada na espiritualidade cristã, em que a equipe sinta a necessidade de encontrar caminhos alternativos para bem da evangelização.

A equipe da Pastoral da Comunicação alinhada com a evangelização

Use em sua realidade paroquial

Portanto, estes passos são apenas para ilustrar como você, gestor e gestora, podem aplicar em sua realidade eclesial. Lembro que são ideias que servem como motivação. Ao longo de sua missão, vá incorporando novas ações em sua gestão como um todo!

Marcelo dos Santos é Diretor Editorial da Revista Paróquias. Bacharel e Licenciado em Filosofia e História, pela PUCCampinas/SP. Bacharel em Teologia pelo ITESP/SP.  Autor do livro “Sob a Luz do Evangelho”, publicado pela Editora A Partilha.

Texto escrito por Marcelo e adaptado por Redação Promocat