Um Twitter para sua paróquia pode ampliar sua conexão virtual

Comunicação sempre perto de você: crie um Twitter para sua paróquia

Antes de nos aprofundarmos nesse assunto, precisamos conhecer como é o Twitter na sua essência, para que depois possamos ter um bom entendimento de como aplicar o Twitter para sua paróquia, na realidade de nossos trabalhos pastorais.

Você sabe o que é o Twitter?

Twitter é o que chamamos de microblogging (uma versão compacta se comparada a um blog). Embora haja outras aplicações com o mesmo conceito, o Twitter é referência neste seguimento. Nessa ferramenta, só conseguimos escrever um texto com, no máximo, 140 caracteres. Podemos dizer que é o mesmo tipo de comunicação via SMS (pelo celular), pois quanto mais abreviamos nossa mensagem, melhor passaremos o nosso recado.

Por que usar o Twitter se podemos usar um blog ?

São atividades totalmente diferentes. Enquanto em um blog eu escrevo todos os assuntos que desejo apresentar ao meu público, no microblogging Twitter o foco é totalmente outro, pois a finalidade dele é criar uma rede social, na qual eu divulgo “O que estou fazendo?”. Mas cuidado com esta definição, não a leve muito ao pé da letra para evitar o erro de muitos.

Aprenda novas posturas em comunicação para dinamizar o trabalho

Preciso dizer tudo o que estou fazendo?

Primeiramente, esse é o grande segredo. A pergunta “O que estou Fazendo?” é estratégica, porque você comunicará apenas as ações que considerar interessante ao seu público (seguidores: pessoas que acompanham suas atividades). É a qualidade do seu conteúdo que definirá o seu crescimento na rede, ou seja, é a relevância do conteúdo que você divulga que defini a sua credibilidade com os usuários do Twitter.

Um Exemplo Prático (Caso de Sucesso)

Como profissional de tecnologia, mantenho várias ações na internet: vídeos, áudios, textos, fotos entre outras. É justamente para divulgá-las que eu uso o Twitter. Tudo o que faço e percebo ser interessante para o meu público, eu indico por este meio, pois ele me garante uma comunicação imediata e eficaz.

Na era da colaboração, não divulgamos somente nossas ações, mas também conhecimentos, descobertas, notícias, eventos, etc. Contudo, a sua imaginação é o limite para o uso do Twitter.

Como posso usar este recurso na prática?

Uma vez que entendemos o conceito da ferramenta, basta aplicá-la à regra de cada negócio, que neste caso é a Igreja.

Aplicação de ferramentas de Marketing para as paróquias

Uma observação muito importante antes de entrar em maiores detalhes:

Se suas atividades pastorais não são tão numerosas, concentre tudo numa única conta do Twitter para sua paróquia. Agora, se você quer um trabalho de divulgação mais focado em cada pastoral/atividade é fundamental criar uma conta específica para cada uma delas.

Neste meio, é importante a eficácia na comunicação, ou seja, divulgar as novidades diariamente ao seu público. Não se limite apenas a “comunicar”, use a rede a seu favor, peça sugestões, gere enquetes. Contudo, a base das redes sociais é a colaboração, uma “mão de duas vias” onde forneço e recebo contribuições.

Alguns exemplos práticos

Caso 1 – Bispos, padres e religiosos.

Divulgar seus eventos e, principalmente, proporcionar um canal com mensagens reflexivas sobre o Evangelho e a espiritualidade de um modo geral.

Caso 2 – Secretaria Pastoral

Ter uma conta da paróquia para divulgar todas as atividades, reuniões, eventos, retiros e tantas outras notícias necessárias para seus membros.

Caso 3 – Coordenadores de grupos pastorais

Manter todos informados sobre as novidades, reuniões, projetos e formações de sua pastoral.

Internet na paróquia: sua Instituição aos olhos do mundo

Entendi tudo, mas como cria esta conta?

Talvez você esteja se questionando sobre o porquê de falar do cadastro só no final. A resposta é muito fácil: precisamos entender o conceito plenamente para comprar a ideia e aderir à tecnologia. Sendo assim, acredito que se você chegou até este ponto é porque entendeu tudo e deseja criar uma conta no Twitter para sua paróquia.

Entre no site www.twitter.com  e inicie essa experiência!

Hora de agir

Os próximos passos são:

• Convidar os amigos, informando suas contas de e-mail;
  • Seguir algumas pessoas que você conheça;
  • Configurar o visual do seu Twitter;
  • Informar suas atividades.

Portanto, explore ao máximo o potencial desta tecnologia, somando a ela a sua criatividade e colaborando com o crescimento da evangelização na sua paróquia.

Paulo Moraes é Analista de Novas Tecnologias, Professor, Palestrante, Consultor em aplicações Web, Personal Training Computer, Podcaster e Blogueiro.

Texto escrito por Paulo Moraes e adaptado por Redação Promocat