Acolhida ao paroquiano: confira dicas para o seu atendimento

Invista em uma boa acolhida ao paroquiano

Hoje, se fala muito de Pastoral da Acolhida ou Ministério do Acolhimento, porém, houve até quem falasse em Diaconia do Acolhimento. Uma coisa é certa: assim como o coração de Jesus na cruz, nossas paróquias precisam estar de portas abertas para acolher as pessoas que nos procuram. Contudo, a secretaria paroquial é o espaço qualificado profissionalmente para exercitar o acolhimento. Sendo assim, confira algumas dicas para uma boa acolhida ao paroquiano no dia-a-dia da secretaria paroquial:

5 dicas para secretários paroquiais extremamente simples

1. Primeiramente, ao atender ao telefone, lembre-se que você é “os ouvidos” e a voz de sua paróquia;
  2. Anote os recados e leia o que anotou para a pessoa que você atendeu;
  3. Evite instalar programas de bate-papo em seu computador de balcão;
  4. Atenda olhando para a pessoa;
  5. Cumprimente, sorria, mostre interesse, seja amável, ouça primeiro e fale depois. Cultive gestos de cordialidade;
  6. Procure não falar depressa demais;
  7. Evite gargalhadas, falar alto e de modo arrogante, gírias, mascar chicletes enquanto atende, entre outros comportamentos que são contra a cordialidade;
  8. Não seja detalhista demais ao telefone, evitando longos e intermináveis discursos;
  9. Uniforme de bom gosto sempre impõe respeito e valoriza o profissional;

Seja um secretário ético!

1. Na acolhida ao paroquiano seja realista, mas flexível;
  2. Tenha as informações principais à mão;
  3. Não critique seus colegas e outras pessoas da paróquia;
  4. Evite deixar alguém esperando demais;
  5. Se tiver que fazer um trabalho que exija concentração, sendo assim, evite misturar isso com atendimento;
  6. Se for possível chame a pessoa pelo nome;
  7. Evite dar detalhes sobre a vida interna e informal da paróquia, do tipo: “agora o padre está dormindo”;
  8. Saiba tratar com pessoas difíceis sem se anular também e sem entrar no jogo. Seja elegante;
  9. Tenha sempre a mesa e o balcão em ordem;
  10. Veja se próximo da secretaria há lugar para as pessoas beberem água;
  11. Seja um evangelizador e não apenas um profissional.

A Pastoral da Acolhida aliada aos trabalhos na secretaria paroquial

Pe. João Carlos Almeida, SCJ é Doutor em Teologia, Educação e Espiritualidade, Escritor, Professor, Conferencista, Cantor, Membro do Conselho de Conteúdo da revista Paróquias. Autor de várias obras, entre elas: “Primeiro passo para o sucesso”, “Como liderar pessoas difíceis”, pela Editora Canção Nova.

Texto escrito por Pe. João Carlos e adaptado por Redação Promocat