A tecnologia como ferramenta indispensável na gestão

Use a tecnologia a favor da sua gestão paroquial

Investir em tecnologia é condição básica para qualquer instituição. Sob pena de ser excluída de seu ambiente em um futuro não muito distante. É fato que investimentos em tecnologia e em recursos de informação causam medo ao gestor. Elas demandam despesas nem sempre modestas. Entretanto, planejar é fator crítico de sucesso para chegar a patamares adequados de investimentos e também, em relação aos recursos dos quais se fará uso.

Há consultorias nessa área para qualquer porte de implantação, há recursos de terceirização que modulam os custos operacionais e programas que podem atender a maioria dos processos internos. Um exemplo corriqueiro está na área de RH. Hoje há empresas que fazem a sua folha de pagamento, recolhimento de tributos e pagamento de benefícios, por exemplo.

Mas o tráfego de informações dentro da instituição, fora dela e entre parceiros, além do processamento de imagens, dados, voz etc, têm de ter um desenho tecnológico parecido com os processos atuais, que são adotados por meio de papéis, arquivos e pastas. Uma dica é que se aproveite da implantação da tecnologia para ter um sistema menos burocrático e, portanto, mais eficiente. Você pode pular etapas dos processos hoje existentes, com o auxílio da tecnologia.

O gerenciamento de dados da instituição e a inteligência aplicada a cada frente de atuação por meio da tecnologia, devem prover a integração de seus processos. Isso pode ocorrer em rede, com todos os dados internamente, ou em ambiente virtual, por meio de um site, intranet ou extranet.

WebTv é um meio de comunicação eficaz para a evangelização

Utilize as informações estratégicas

Os investimentos têm de ser analisados com o apoio de informações estratégicas e internas. Uma planilha simples de Excel pode proporcionar uma visão rápida de como andam as finanças. Tanto a entrada de recursos, despesas fixas e eventuais. Além disso, o saldo bancário, aplicações e etc. O detalhamento disso dará uma visão panorâmica da real situação financeira, com histórico de movimentação. Com isso, além de gerenciar melhor o dinheiro, pode-se estabelecer os patamares de investimento em Tecnologia, sempre alinhados à sua estratégia.

A máxima “tempo é dinheiro” é uma verdade. Agilidade nos processos, menos problemas na mão do gestor ou de funcionários trarão retorno financeiro. A partir do momento em que você consiga saber claramente, quanto do seu dia é gasto para resolver problemas, para desenvolver projetos e etc. Contudo, pense a longo prazo, você deve ter um planejamento estratégico para atingir seus objetivos e alinhá-lo ao seu departamento de TI.

A facilidade e a evolução

A tecnologia existe para facilitar a vida do homem. O caminho evolutivo que se segue a essa verdade é que os custos de implantação tendem a ser mais baratos. Veja os computadores pessoais e os celulares. Os preços caem na medida em que aumenta o consumo. Pode ter certeza de que a economia de escala vai beneficiar cada vez mais, os investimentos em tecnologia. Mas é importante ficar atento, pois uma boa base tecnológica será o primeiro passo a ser tomado. Uma ampla avaliação lhe dará os parâmetros para investir em Tecnologia, com a possibilidade de planejar o investimento inicial, de manutenção e crescimento.

A tecnologia vem sendo desenvolvida para dar mais liberdade ao homem, para que ele possa criar, dedicar-se e se desenvolver. Imagine o que ela pode fazer pela gestão da sua paróquia ou instituição. Quanto tempo você e seus colaboradores ganharão para dedicar-se ao relacionamento humano, àquelas frentes onde a máquina jamais conseguirá nos substituir.

A equipe da Pastoral da Comunicação alinhada com a evangelização

Sandra de Angelis é editora-chefe da Revista Paróquias & Casas Religiosas e jornalista especializada em Comunicação Corporativa.

Texto escrito por Sandra e adaptado por Redação Promocat