A prevenção médica é a maior aliada para sua saúde

A importância da prevenção médica

A prevenção médica pode ser uma solução para a sua qualidade de vida. O envelhecimento populacional e o acesso crescente aos mais recentes avanços da tecnologia médica foram responsáveis pelo extraordinário aumento dos custos do sistema de saúde. É interessante notar que mais tecnologia e aumento nos gastos com saúde, não significam melhora na qualidade de atendimento ao paciente. Na área da saúde, a dimensão humana é muito mais importante que a dimensão tecnológica. Portanto, qualquer que seja o sistema de saúde, este estará sempre apoiado na relação entre o médico e o paciente.

A partir do que o médico e o paciente decidem em conjunto, inúmeras ações são desencadeadas. Por exemplo, a realização de exames, internações e tratamentos clínicos ou cirúrgicos. Decisões adequadas e equilibradas tomadas por médicos experientes e partilhadas com pacientes bem orientados se traduzem em equilíbrio financeiro para sistema de saúde.

Confira 5 técnicas que fortalecem sua gestão financeira

Fique atento

Medidas que promovam a saúde dos pacientes assistidos e não apenas o controle de doenças já instaladas, também desempenha papel fundamental no adequado controle de custos. Não há nada mais inteligente do que a prevenção. O futuro de todo e qualquer sistema de atendimento à saúde depende de uma estratégica holística. Como exemplo, a visão humanista e integração entre o conhecimento médico e os mais modernos conceitos de gestão.

Atualmente, o mercado de saúde privada é formado por 86% de planos empresariais e apenas 14% de planos individuais. São 40 milhões de pessoas atendidas por este sistema. A tendência para os próximos anos é a diminuição da participação no mercado de saúde dos planos individuais. Além do aumento dos planos coletivos empresariais, já que para as operadoras e seguradoras os planos individuais são menos atrativos.

A prevenção médica é a maior aliada para sua saúde

Sugestão

Especialmente para os religiosos (as), cuja média etária é geralmente elevada, uma alternativa interessante é opção pelo gerenciamento de seu próprio sistema de saúde. Assim, desvia-se dos custos excessivos impostos pelas seguradoras e operadoras de planos de saúde.

Hoje, isso já é possível. Por meio do eficiente gerenciamento de custos que ocorre como resultado de acompanhamento médico eficiente e da implantação de modernas ferramentas de gestão. Sendo assim, as modernas ferramentas de gestão disponíveis permitem que tanto médicos quanto gestores, acompanhem e gerenciem o acesso e a utilização da rede credenciada de serviços de saúde.

A nulidade do matrimônio com uma análise ético-pastoral

Dessa forma, ao mesmo tempo em que os pacientes são incentivados a incorporar na sua rotina hábitos de vida saudável e realizar exames preventivos pelo menos uma vez ao ano, os gestores conseguem identificar e corrigir os desperdícios de recursos. Por meio da criação de sistemas de saúde desenhados para atender as características específicas de cada paróquia e congregação. Portanto, é possível alcançar uma redução de até 70% dos gastos com a contratação de planos de saúde.

Dr. Fabiano de Almeida Rocha é Médico Geriatra, Diretor da Germed – Inteligência de Negócios Aplicada à Saúde.