A presença da mulher na igreja é um dos temas da Coletiva do Sínodo Pan-Amazônico

A presença da mulher na Igreja foi um dos temas candentes da coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé esta quarta-feira (23/10) sobre o Sínodo dedicado à Região Pan-Amazônica.

Na segunda e terça-feira, os círculos menores elaboraram propostas e o relator geral e os secretários especiais as inseriram com a ajuda dos especialistas. Entre os relatores, quem primeiro tomou a palavra durante a coletiva de imprensa foi uma mulher, Irmã Roselei Bertoldo, da Congregação das Irmãs do Coração Imaculado de Maria e da Rede “Um grito pela Vida”. Uma vida, a sua vida, dedicada a erradicar o tráfico de pessoas, especialmente de mulheres e crianças, no Brasil.

Um dos maiores problemas apresentados foi o da “servidão doméstica”. As meninas são levadas para fora da comunidade indígena para estudar e acabam, ao invés, sendo exploradas sexualmente e levadas a trabalhar em situação “de escravidão”.

Irmã Roselei, denunciou que o corpo destas mulheres e meninas se torna uma mercadoria. Dessa forma, ressaltou que é difícil denunciar. Por isso, a Rede na qual ela trabalha faz, em primeiro lugar, uma campanha para ajudar a reconhecer uma situação de abuso, para depois formar as pessoas colocando-as em condições de denunciar.

Leia mais:
IV Congresso de Gestão Eclesial ocorrido em João Pessoa tem saldo positivo

Compromisso com a evangelização

O Sínodo para a Amazônia chama a atenção também sobre esse drama e, ressaltou a religiosa, o compromisso com a evangelização parte também da tutela da vida. Respondendo a uma pergunta, ressaltou ainda a importância da participação das mulheres inclusive a nível de decisões.

Em depoimento, Irmã Roselei ressalta que “A presença da mulher na Igreja é maioria, mas nos âmbitos de decisão é minoria, quase invisível”.

O bispo de Potosí e presidente da Conferência Episcopal da Bolívia, dom Ricardo Ernesto Centellas Guzmán, em sua fala exortou a um maior envolvimento das mulheres nos processos de decisão na Igreja, partindo das paróquias.

Leia mais:
14ª Congregação Geral marca a última semana de trabalhos do Sínodo Amazônico

Com informações de Vatican News

©[2019] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Promotora Católica

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account