A liderança de equipes na prática

Liderança de equipes

A liderança de equipes é o assunto do momento nas empresas, instituições, associações, porque não, nas igrejas! Dezenas de títulos de livros são publicados mensalmente sobre o tema, com passos de aprimoramento, planos de metas, programas de motivação, padrões de comportamento e propostas inovadoras. Contudo, milhares de pessoas de grandes organizações, associações e entidades religiosas passam por cursos de reciclagem e qualificação para alcançarem um estilo, que promova a revisão do velho e defasado modelo de gerenciar baseado no poder, na coerção, na expressão “eu mando você obedece”. Mas é fato que há uma busca para a forma ideal de comandar pessoas motivadas para o sucesso empresarial ou institucional.

No meu trabalho como consultor e palestrante, tenho notado que um erro mais comum é que tentamos atingir a meta de sermos bons líderes, alterando apenas o ambiente externo ou os padrões de comportamentos das pessoas que vamos liderar. Diante disso, antes de falarmos de como motivar as equipes, como gerir reuniões eficazes, delegação e outros assuntos correlacionados, quero propor, uma análise de alguns conceitos primordiais para o líder encontrar-se em meio a uma série de informações que ditam como deve ser o seu comportamento em relação aos outros. E, vamos falar, de forma bem prática, da pessoa do líder, falar dos primeiros passos daqueles designados para ser bons líderes.

Seja um líder espiritual e não apenas se comporte como um

Siga os passos:

Entenda o que é liderança

Vamos buscar entender o que é liderança de equipes, estudando e pesquisando, vendo os exemplos de pessoas que são consideradas pela humanidade como líderes inspiradores. Precisamos saber o que queremos, formar um conceito, ter um objetivo, um caminho, para chegarmos lá. Qual o nosso conceito de liderança? Quais os líderes que você admira? Quais as principais diferenças entre ser um chefe ou um líder?

Se atente

Fique atento ao que você faz. Às vezes, pensamos que as pessoas gostam da nossa forma de agir. Todavia, quais sentimentos elas nutrem pela nossa pessoa: medo ou respeito apenas pelo cargo? E ainda, vale um questionamento, se não tivéssemos a posição ou cargo que ocupamos, teríamos o mesmo respeito e atenção dos nossos liderados?

Pergunte

Pergunte-se constantemente, como liderar e que atitudes deve-se tomar para ser melhor no papel de liderança? Interaja, precisamos nos abrir para uma comunicação mais relacional e amistosa, liderando pelo exemplo e pela competência! É hora de observar como nos comportamos como líderes, ouvir o que emitimos. Promover empatia na relação entre liderança e liderados.

As lições de um monge sobre a liderança

Analise os pontos

Veja quais são seus pontos fortes e fracos na gestão de pessoas. Quanto aos pontos fortes identificados, procure reforçá-los, meditar sobre as atitudes tomadas e como podem ser potencializadas na sua vida cotidiana. Uma dica é viver plenamente a liderança em todos os momentos: em casa, com a família, com os amigos. Fazer que se torne um hábito. Portanto, em relação aos pontos fracos, faça planos também para modificá-los, se conseguir detectar logo após o erro, Corrija! Se for ao fim do dia faça o compromisso de mudança no dia seguinte.

Parta para a ação!

E por ultimo, é hora de ação. Existe uma grande diferença em saber conceitos e praticá-los. Eu sei que não é fácil e vamos errar algumas vezes. Todos nós cometeremos erros, pois faz parte do processo de mudança, do crescimento, do amadurecimento. Mas a mudança começa por você. Conheço equipes que estão prontas para ter sucesso pleno, mas o problema está nos líderes que não encontraram a sua posição, não têm determinação, auto-estima, auto-conhecimento.

Rodnei Rivers é palestrante e escritor. Pós-graduado em Culturas e meios de comunicação pela PUC. Administrador de Empresas. Ministro da Palavra. Realiza palestras de comunicação e liderança para comunidades e associações em todo o Brasil pelo site www.palestrascatolicas.com.br

Texto escrito por Rodnei e adaptado por Redação Promocat