A gestão fiscal da paróquia como opção para o controle dos patrimônios

A gestão fiscal da paróquia sustenta o controle do seu patrimônio

A contabilidade de uma instituição ou empresa, necessita de um controle de seus patrimônios. Com isso, ela mantém registros em livros fiscais, logo, a gestão fiscal da paróquia é responsável por apurar e controlar os resultados da prestação de informações contidas nesses registros documentados. Atualmente, muitas instituições religiosas vêm se defrontando com novos desafios empresariais. Isso é decorrente da competitividade em todos os mercados, notadamente nos ramos da educação e da saúde. As empresas confessionais, além de suporte financeiro para a manutenção, ainda que modesta, de grandes famílias congregacionais, são também, na maioria dos casos, fonte de sustento de obras sociais próprias de seu carisma fundacional, o que agrega outros custos.

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Atenção!

Tais fatos, agravados por novas políticas tributárias impostas às filantropias, vêm ocasionando crescentes dificuldades para a promoção de sua missão no mundo. Em função disso, diversas instituições vem se desfazendo de parte de seu patrimônio. Essa é uma alternativa para a geração de recursos, ainda que provisórios, reduzindo drasticamente sua presença no meio urbano. Portanto, escolas e hospitais confessionais têm sido parcial ou integralmente vendidos para a especulação imobiliária, sem o devido planejamento prévio. É aí que a gestão fiscal da paróquia possui um papel relevante. Se documentado, o controle passa a ser mais fácil.

Investimento

As empresas, por vezes, precisam retroceder um passo para se reorganizarem de forma eficiente. Entre outros itens a considerar, é fundamental que se estabeleçam criteriosos programas de manutenção e modernização de sua rede física. Isso é uma resposta às solicitações do mercado. Ela se adéqua a novos conceitos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais e ao uso de novas fontes de energia alternativa, por exemplo.

Podemos ainda citar iniciativas de readaptação de edificações ou de construção de novas, objetivando outras atividades geradoras de renda ou mesmo a locação. Os recursos oriundos da venda de uma unidade desativada, por exemplo, podem ser alocados para outro empreendimento, promovendo expansão e não retração. Outro caso recorrente, diz respeito aos muitos processos de tombamento e outros dispositivos de salvaguarda a que as congregações estão particularmente sujeitas, por administrarem um patrimônio edificado em geral antigo e de notável interesse histórico.

Conhecimento estratégico

Primeiramente, é preciso assessorar-se para o trato com essas questões, evitando decisões intempestivas. Há, certamente, muita informação gratuita (nem sempre correta, vale dizer), disponível nos dias de hoje. No entanto, a informação isolada e esparsa não agrega valor, não gera resultados. Portanto, é necessária uma visão sistêmica das inter-relações entre as diversas informações, compondo um corpo de conhecimento que usamos chamar de know-how. Quando tratamos de assuntos eminentemente técnicos, por sua vez, a complexidade é ainda maior: laudos e avaliações; orientação na venda de imóveis; planos de manutenção; estudos de viabilidade técnico-financeira de novos empreendimentos; desenvolvimento de projetos civis de readequação; licitação e gestão de empresas fornecedoras; controle de custos; supervisão de obras, etc.

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Sugestão

Sendo assim, é imprescindível a parceria com uma consultoria de engenharia e projetos qualificada e experimentada. A exemplo do que já ocorre na área contábil e jurídica, tanto para orientação em situações pontuais que requeiram acompanhamento específico, quanto para o assessoramento sistemático e contínuo na gestão do patrimônio.

Claudio Torres é Engenheiro Civil Especialista em Restauro e Preservação do Patrimônio, com ênfase em Arquitetura Religiosa, e Pós-Graduado em Teologia.

Texto escrito por Cláudio e adaptado por Redação Promocat

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