A cultura da Relação

O normal do mercado nos dias de hoje é, infelizmente, trabalhar única e exclusivamente na busca da lucratividade. Chamaremos este de “mercado padrão”. No mercado padrão, enxergamos apenas números, carregamos ele com uma enxurrada de pressupostos, crenças e pré-conceitos que achamos serem os mais corretos. No mercado padrão, vence quem chega primeiro, vence quem consegue derrubar seus concorrentes a qualquer custo, vence quem ganha mais dinheiro e quem vende mais, seja produto ou serviço. Mas será que vence de verdade ou tudo isto é apenas fruto de nossa imaginação pré-estabelecida por um mercado baseado em padrões cada vez mais copiados? Tornando cada um de seus participantes reféns de uma teoria que acredita ser o aumento do lucro e do dinheiro o principal propósito de se ter um negócio?

 

VOLTAR PARA O ÍNDICE DA EDIÇÃO 100

 

Precisamos lembrar, acima de tudo, que o mercado, os negócios e as empresas são formados por algo em comum e que faz com que tudo isso se torne vivo e aconteça. Todos são formados por pessoas, cada uma com seus valores e virtudes, seus talentos, suas habilidades, seus conhecimentos etc. Toda pessoa tem sua vocação e competências, onde no mercado padrão enxerga-se apenas a superfície. Faz-se necessário ir mais fundo e fazer emergir os verdadeiros potenciais, os talentos, sentimentos e valores, para que cada um coloque o que tem de melhor na vida e nos negócios.

E se o nosso olhar estivesse voltado para as pessoas, buscando o que elas têm de maior valor em suas essências?

Sermos gente conectando-se com gente e não números. Termos como base os valores, eles são os fundamentos mais sólidos, construídos através da união de valores contidos em cada pessoa que integra a empresa. São eles que dão base para todas as condutas e decisões.

Tão importante quanto os pilares que nos dão base são os “porquês” que nos motivam e trazem significado para a existência da empresa. Essa razão de existir nos tira da zona de conforto, nos faz agir com ousadia e criatividade, proporcionando experiências que inspiram confiança, gerando aprendizado a todos os envolvidos.

A relação humana é a mais importante no desenvolvimento dos negócios e na criação de conexões cada vez mais íntegras e seguras, ampliando o conhecimento e a busca da nossa evolução como seres humanos, aproveitando ao máximo nosso potencial.

Toda esta teia de conexões leva a empresa ao encontro de algo maior, que chamamos de propósito, e que direciona e dá luz a todo trabalho desenvolvido. Ele é quem nos orienta a atender e cuidar de todas as partes interessadas, sejam elas clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, investidores etc. Entendemos, através do propósito, que todo ser humano deve ser valorizado pelo grande potencial que possui, facilitando assim sua evolução como indivíduo e a evolução de toda a empresa.

As empresas devem ser obras vivas, de estrutura sistêmica, onde a colaboração entre os indivíduos se torna cada vez mais forte e necessária, cada um com sua vocação e seus talentos, trazendo ideias, desenvolvendo projetos, construindo relações de amor e confiança.

Eduardo Capitanio Catelan é um líder inspirado e determinado a transformar o mercado imobiliário através de seus valores, virtudes e projetos que inspiram confiança, tornando-o mais ético e próspero a todos os envolvidos, conectando pessoas e entendendo o que cada ser humano tem de melhor para contribuir. Paciência, integridade, conhecimento e criatividade são alguns dos valores que sustentam suas condutas e tomada de decisões. Sócio fundador da M2G2 Patrimonial e líder educador, é formado em administração de empresas, com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas.

Veja os outros artigos da edição 100:

VOLTAR PARA O ÍNDICE DA EDIÇÃO 100

©[2022] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Promotora Católica

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?