A contabilidade da paróquia precisa de membros competentes

A contabilidade da paróquia, deve ser vista como um elemento essencial. A paróquia pode ser considerada uma “empresa” e também possui dimensões econômicas que asseguram sua continuidade. Ela se apoia em vários recursos, entre eles, a manutenção de uma contabilidade civil, tratada canonicamente com muita responsabilidade.

Hoje a contabilidade paroquial requer conhecimento, competência e profissionalismo, para enfrentar as contínuas mudanças que o sistema financeiro vem impondo.

Atualize a contabilidade da paróquia

Há constantes atualizações no sistema contábil, tanto brasileiro quanto internacional. Sendo assim, as paróquias e dioceses necessitam se adaptar às novas realidades. Porque em qualquer país são imprescindíveis os contadores que assessoram as empresas nos negócios e na gestão, não como simples informantes e sim, como consultores.

Por isso, as paróquias devem ter compromisso sério com as mudanças. Contudo, os responsáveis pela contabilidade precisam participar diretamente do processo. Face às mudanças rápidas e às transformações tecnológicas dos órgãos fiscalizadores, o sistema contábil precisa ser sempre meticuloso e usar de ferramentas modernas para os seus controles.

Os administradores paroquiais deverão estar preparados. É necessário planejar com mais eficácia seus custos, seus controles de gastos e os procedimentos internos para que todo o processo contábil não acabe em situações inesperadas.

A formação das cidades e a atuação da Igreja

Favoreça um controle eficaz

A contabilidade da paróquia precisa de membros competentes

Alguns controles financeiros precisam ser observados, tais como: controle de caixa e de bancos. Por ser de vital importância, pode-se conhecer a origem e o destino de todo o dinheiro movimentado pela paróquia.

Em casa paróquia deve haver uma boa organização. Ou seja, ela deve visar o controle interno. Da mesma forma, os documentos devem ser hábeis e legais. Isso favorece para a devida contabilidade e os arquivos devem obedecer às normas oficiais da legislação.

Planejamento X leis

Primeiramente, em qualquer organização, mesmo uma intitulação sem fins lucrativos, o planejamento, a previsão dos gastos orçados e realizados são sempre fatores importantes para a transparência dos atos administrativos.

Essas mudanças mostram aos gestores de paróquias e dioceses que a organização é importante. Portanto, deve-se lembrar que as normas canônicas e a legislação civil e tributária nacional caminham juntas e devem ser respeitadas.

Quando não observados esses princípios da administração e da contabilidade, uma paróquia pode correr o risco de sofrer sanções fiscais e jurídicas por parte do Governo, na ocasião em que houver alguma auditoria fiscal nos documentos da entidade.

Os principais motivos que desestimulam a doação do dízimo

Tais eventuais penalidades fiscais (ou até criminais), além de serem prejudiciais para a instituição, poderão responsabilizar os gestores e administradores, conforme determina o Código Civil Brasileiro e a legislação afim.

Dorival Venciguera é Assessor Contábil e Administrativo

Texto escrito por Dorival Venciguera e adaptado por Redação Promocat