5 dicas para secretários paroquiais extremamente simples

O expediente do secretário (a) paroquial deve ser feito com comprometimento, a seguir confira 5 dicas para secretários paroquiais extremamente simples, que irão auxiliar no atendimento da sua paróquia

Confira 5 dicas para secretários paroquiais:

1. Pergunte sempre: isso agrega valor?

Acredite, você pode aumentar a qualidade e a produtividade de seu trabalho com esta simples pergunta: Agrega valor? Este determinado processo, relatório, equipamento ou produto agregam valor à paróquia? É incrível a quantidade de dados e controles que são preenchidos e que para nada servem. Não reduzem custos, não aumentam a qualidade ou a produtividade. Sendo assim, agora é hora de comparar a qualidade produzida versus a qualidade percebida pelo paroquiano, seja ele alguém engajado ou mero participante.

2. Aprenda a se auto motivar.

Especialistas nos ensinam que temos quatro grandes fontes de automotivação:

• Você mesmo com suas crenças e atitudes;

• Pessoas à sua volta.

• Mentor emocional.

• Ambiente e instalações (fatores como o ar, iluminação, cores e decoração fazem parte dos “detalhes” que nos levam a uma maior produtividade). Sendo assim, busque apoio e incentivo em amigos e parentes; tenha em mente um personagem real ou fictício, alguém que realmente lhe inspire, ou seja, transforme o seu local de trabalho em algo alegre e agradável. Enfim, procure e disponibilize a sua fonte de motivação.

Leia também:
No atendimento paroquial contemporâneo é preciso pensar diferente

3. Prepare sucessores.

Quer crescer? Então contribua para o crescimento de outras pessoas. Contudo, esta é a melhor forma de crescer pessoalmente e profissionalmente.

4. Compartilhe o sucesso.

Sempre deixe claro que a razão de seu sucesso deve-se ao trabalho e apoio de muitas pessoas. Não existe nada pior do que fazer com que os outros não se sintam reconhecidos. E, infelizmente, nos dias de hoje, este é um dos aspectos mais falhos que existem no ambiente organizacional. Conscientize-se de que reconhecimento é tão bom quanto uma boa remuneração. E não se esqueça: não é preciso ter um alto cargo para fazer um elogio, sorrir ou simplesmente dizer “muito obrigado”.

5. Valorize a ética e a cidadania.

Primeiramente, a lealdade é virtude rara nos dias de hoje. Poucos pensam em passar a vida inteira dentro da mesma organização. Portanto, ajude a criar um novo diferencial para a sua paróquia. Ajude-a a preparar profissionais para o país e não somente para o mercado, incentivando-a a colocar em prática algum programa social, que envolva inclusive os funcionários.

Agindo de acordo com princípios como estes, fique certo de que você irá “afiar o seu machado”.

Leia também:
A Pastoral da Acolhida aliada aos trabalhos na secretaria paroquial

Paulo Araújo é autor dos livros Motivando o Talento Humano, Motivação – Faça a Diferença – Editora Eko e Motivação – Hoje e Sempre – Editora Qualitymark.

Texto escrito por Paulo Araújo e adaptado por Redação Promocat

©[2019] Portal Paróquias - Todos os direitos reservados a Promocat Marketing Integrado

CONTATO

Não há nenhum operador online, mas você pode nos enviar um e-mail e retornaremos o mais breve possível.

Enviando
ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account